g2h

level

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Concentração escolas de samba traz

Concentração escolas de samba traz o verdadeiro esquenta para os desfiles de todos os anos.
Esse é o momento onde a escola mobiliza sua equipe momentos antes de começar o desfile, esperando sua vez de entrar na pista do desfile. Enquanto a escola anterior está encerrando seu desfile no fim da pista, um outro microfone é ligado no início dela, para que os dirigentes da escola que irá desfilar possam passar alguma mensagem à sua comunidade, desejando sorte e pedindo dedicação aos componentes, entre outras mensagens do tipo. Sambas antigos e mais conhecidos também são cantados e a bateria começa a tocar, numa espécie de aquecimento.
Após o término de um desfile, o narrador anuncia a escola seguinte com seu respectivo enredo, e o som do microfone, antes restrito a apenas uma parte do sambódromo, é liberado para que todos nas arquibancadas possam ouvir. Então é cantado o alusivo e em seguida dado o grito de guerra, após o qual o desfile propriamente dito tem início, e o cronômetro começa a correr. O momento da concentração costuma durar em média, cerca de dez minutos.
Os Alusivos são canções que os puxadores de samba-enredo cantam durante o esquenta. O alusivo propriamente dito é a recitação de uma ou duas frases que parafraseiem o próprio enredo da escola naquele ano, porém também são chamados por este nome o samba-hino da escola, o samba-exaltação ou o samba de quadra.
Agora os gritos de guerra são expressões típicas de cada puxador para anunciar o início do desfile e convocar cada um dos integrantes da escola de samba a cantarem com a maior determinação possível. Em geral, os intérpretes possuem seu grito de guerra pessoal.
Então esquenta para o próximo ano e bom samba no pé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

PESQUISE NO GOOGLE

PESQUISE NO GOOGLE